A capacidade de avaliar a envolvente e o posicionamento da empresa no mercado e de identificar o potencial da empresa e as suas debilidades são essenciais para delinear estratégias de sucesso para os negócios. A Finaccount dispõe de uma vasta equipa altamente especializada e experiente na procura de soluções otimizadas, que permitem maximizar a eficácia dos resultados e a eficiência na gestão dos recursos, reduzindo assim o grau de incerteza dos negócios.
> Planeamento de tesouraria: Aplicação de metodologias, processos e ferramentas de apoio à gestão de recebimentos e pagamentos, antecipando o provisionamento das necessidades financeiras futuras com base em estratégias eficazes de cobrança e definição clara nas prioridades dos pagamentos.
> Reporting financeiro: O rigor, oportunidade, tratamento e apresentação da informação para a gestão são essenciais para a tomada de decisão fundamentada. Implementamos metodologias testadas na validação da informação para a gestão, preparamos a informação para a tomada de decisão e desenhamos relatórios com a informação essencial.
> Corporate Finance: Assessoria e consultoria no processo de captação de capital, desde a avaliação do projeto e avaliação do risco, à preparação do plano de negócios, apresentação da proposta a potenciais financiadores/investidores e apoio na negociação e contratualização da operação.
> Auditoria contabilística e financeira: Trabalhos desenvolvidos por equipas especializadas sob orientação de um ROC.
> Reestruturação e recuperação de empresas: Assessoria e consultoria na definição de medidas de otimização financeira, na gestão das negociações com os credores e na captação de capital, necessário à viabilidade da empresa.
> Gestão de custos: Aplicação de metodologias, técnicas e ferramentas para otimização da estrutura de custos, de forma a baixar o custo unitário dos produtos fabricados, gerando maior produtividade e eficiência no negócio.
> Planeamento e controlo de gestão: Aplicação de técnicas de planeamento dinâmico de objetivos a alcançar e recursos a aplicar, ao nivel da empresa e de cada uma das diferentes áreas funcionais, com vista à maximização de resultados no curto e médio prazos. Desenvolvimento de indicadores e ferramentas de controlo de resultados, análise de desvios e introdução de ajustamentos dinâmicos no processo de planeamento.
> Avaliação de empresas: Aplicação de diferentes métodos de avaliação de empresas e participações sociais de forma a apurar o verdadeiro valor da empresa e do negócio. Este trabalho é utilizado muitas vezes para compra, venda, fusão de empresas ou participações sociais, ou mesmo para conhecimento real do valor do património dos sócios/acionistas.
> Fusões, compra e venda de empresas: Assessoria e consultoria na montagem de operações de fusão, venda ou aquisição de empresas ou áreas de negócio, incluindo negociação e tratamento de otimização fiscal das operações.
> Planos de negócio para projetos de startup (novo negócio): Análise do mercado e da concorrência, definição detalhada dos objetivos do novo negócio, estratégia a implementar e recursos a afetar, incluindo a avaliação da viabilidade dos investimentos, projeção de vendas, projeção de gastos, pessoas a contratar, projeção de resultados, identificação e análise das diferentes fontes de financiamento, custos do financiamento, estratégia de marketing e recursos técnicos da área operacional (produção, vendas, logística, I&D, Qualidade Ambiente e HSST).
> Planos de negócio para projetos de reestruturação/ampliação dos negócios de empresa existente: Redefinição da estratégia da empresa em função dos novos objetivos a alcançar,reajustamento da estrutura de gastos, novos produtos e novos mercados, avaliação da viabilidade dos investimentos, reajustamentos no quadro de pessoal, projeção de resultados, reestruturação das fontes de financiamento com impactos na redução dos custos do financiamento, redefinição da estratégia de marketing e reajustamento dos recursos técnicos da área operacional (produção, vendas, logística, I&D, Qualidade Ambiente e HSST).
> Estratégia empresarial: Estratégia destinada a interferir com a globalidade de funcionamento da empresa e na articulação dos seus diferentes negócios. Definição e implementação de estratégias corporativas de diferentes naturezas (crescimento, otimização ou investimento), com recurso a ferramentas de elevada eficácia (BSC – balanced scorecard, OKR – objectives and key results, Análise 360º, matriz Ansoff…). Trabalho inclui sistematização do diagnóstico, definição de objetivos, desenvolvimento da estratégia e planos de ação, monitorização e avaliação de resultados.
> Estratégia competitiva: Estratégia destinada à clarificação do modelo de competitivo de cada negócio da empresa face à concorrência atual e potencial. Definição e implementação de estratégia competitiva de diferentes naturezas (baixo custo de fabricação, diferenciação da concorrência pelo produto/serviço, ou focalização num segmento específico de mercado), com recurso a ferramentas de elevada eficácia (matriz BCG, matriz Canvas, matriz Porter, …). Trabalho inclui sistematização do diagnóstico, definição de objetivos, desenvolvimento da estratégia e planos de ação, monitorização e avaliação de resultados.
> Estratégia internacionalização: Estratégia para entrada ou reforço da presença nos mercados externos. Apoio na avaliação e escolha do melhor modelo de internacionalização para a empresa (exportação, criação de filial, parcerias locais, joint-ventures, nova empresa com investidores locais, …), estudo do mercado destino com identificação das especificidades dos mercados ao nível dos clientes, concorrência, logística e condições de venda, identificação dos ajustamentos técnicos a introduzir nos produtos destinados a cada mercado externo. Trabalho que inclui as etapas de sistematização do diagnóstico, definição de objetivos, desenvolvimento da estratégia e planos de ação, monitorização e avaliação de resultados.
> Gestão da produção: Organização de lay-outs, qualificação de trabalhadores, definição de responsabilidades e funções na produção, construção da árvore de produtos, desenvolvimento e aplicação de planos de produção, otimização de tempos e apuramento do custo industrial de cada um dos produtos fabricados.
> Lean manufactoring: Implementação de diferentes ferramentas da metodologia Lean com vista a centrar o foco nas atividades geradoras de valor e eliminando as atividades que geram desperdício, com reflexos no aumento da produtividade e eficiência e melhor utilização dos recursos.
> SMED (Single Minute Exchange of Dies): Implementação das tecnicas SMED para reduzir o tempo necessário para execução das operações de setup das máquinas industriais.
> 5S: Implementação das técnicas de redução de custos através de introdução de melhorias na gestão do tempo e do espaço utilizado pelos colaboradores, com reflexos na qualidade do produto, motivação e segurança.
> Six Sigma: Ferramenta de melhoria contínua para promover o aumento do valor para o cliente, através da redução da variabilidade da produção, com meta de zero defeitos.
> TMS (Transportation Management System): Ferramenta de gestão da rede de transportes com planeamento, controlo da execução e otimização dos movimentos físicos das mercadorias (gestão de cais, otimização de rotas e gestão de entregas).
> WMS (Warehouse Management System): Ferramenta de gestão de armazéns ao nível de entradas, saídas, gestão de stocks, otimização dos processos de armazenagem, picking e controlo de inventário.
> Gestão Logística: Aplicação de ferramentas e metodologias para otimização da gestão logística de acordo com os objetivos a alcançar (curva ABC, ciclo PDCA, diagrama de pareto, matriz GUT, cross docking, kanban, just in time, …).
Alinhamento das estratégias do marketing com as estratégias de negócio. Coordenar, conhecer bem os clientes, focalizar nas variáveis do marketing-mix e melhorar a forças de vendas.
> Segmentação estratégica
> Customer Lifecycle Management
> Avaliação de performance
> Estratégia de vendas e canais
> Política Comercial
> Estudos de mercado
> Avaliação de marca
> Marketing digital
Implementação de sistemas de gestão, introdução de ferramentas de melhoria contínua e auditoria de sistemas implementados, de acordo com os seguintes normativos:
> ISO 9001 -Sistema de Gestão da Qualidade
> ISO 20000 – Sistema de Gestão de Tecnologias de Informação
> ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar
> ISO 27001 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação
> NP 4413 – Segurança contra incêndios, Manutenção de extintores
> NP 4427 – Sistemas de Gestão de Pessoas
> NP 4457 – Sistemas de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação
> ISO 45001 / NP 4397 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
> ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia
> SA 8000 – Sistema de Gestão de Responsabilidade Social
> EMAS / ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental
> IATF 16949 – Sistema de gestão da qualidade para organizações da indústria automóvel
> Sistemas integrados de gestão
> HACCP – Segurança Alimentar