
A máxima 2T no sucesso da gestão
Um dos principais desafios de grande parte dos nossos empresários, nomeadamente de micro e pequenas empresas, é o TEMPO, ou melhor… a falta dele!
A dificuldade de vender com boa margem, os clientes que reclamam, os pagamentos que têm de garantir e os recebimentos que tardam, o Estado que não espera… pouca é a disponibilidade dos gestores das micro e pequenas empresas para alocar tempo a várias áreas cruciais, nomeadamente a um controlo financeiro adequado, que lhe iria permitir uma melhor gestão da sua empresa e evitar uma série de preocupações diárias.
Esta “indisponibilidade” ganha mais força quando o empresário não tem formação na área financeira e simplesmente interioriza que “não gosta de números e não percebe nada do que o contabilista lhe manda”.
Ora é aqui que o desafio TEMPO começa a interferir com a gestão da empresa e dá ênfase a um outro desafio: ganhar dinheiro! O desafio da gestão do TEMPO só é contornável se lhe somarmos TALENTO, ou seja conhecimento que acrescente valor à gestão da empresa. Esse TALENTO pode ser adquirido internamente com a admissões de pessoal qualificado, muitas vezes incomportável para a estrutura de custos fixos da empresa. A alternativa de menor risco é recorrer ao outsourcing de serviços de gestão disponibilizados por empresas especializadas, como é o caso da Finaccount.