
Programa Transformar Turismo
Este programa visa apostar na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente, estimulando atividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronómico.
A dotação disponível corresponde a 20 000 000 euros, a repartir por duas linhas de apoio: Linha Territórios Inteligentes (4 000 000 euros), e Linha Regenerar Territórios (16 000 000 euros).
- Beneficiários
- Entidades públicas, incluindo aquelas em cuja gestão as entidades da administração central do Estado, regional e local tenham posição dominante;
- Micro, pequenas e médias empresas, com certificação eletrónica no portal do IAPMEI, I. P.
Preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Coletiva.
- Área geográfica: todo o território nacional.
- Candidaturas
Abertura de candidaturas a 10 de janeiro de 2022. Ambas as linhas têm a sua dotação repartida em fases trimestrais de candidaturas, que terminam em março, junho, setembro e dezembro de cada ano. A Linha Territórios Inteligentes está aberta até 31 de dezembro de 2022, já a Linha Regenerar Territórios prolonga o seu prazo até 31 de dezembro de 2023.
Saiba mais aqui.